QUEM SÃO OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS EM AP 4.

V 4 - E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre a cabeça coroas de ouro.
V 10 - Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, adoravam o que vive para todo o sempre e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:
V 11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
De acordo com o texto acima, João tem uma visão de 24 anciãos que:
Estavam na presença celeste de Deus;
Estavam  assentados em tronos;
Vestidos de Branco;
Com Coroas de Ouro;
Entoavam o Cântico da Redenção (Ap 5.8-9).
             Os vinte e quatro anciãos em foco não podem ser anjos! Anjos não são coroados com coroas de vencedor(gr.STEPHANOS), recebidas como recompensas, nem se assentam em trono (gr. THRONOS), que falam de dignidade e de prerrogativa reais, nem são vestidos de branco em decorrência de julgamento, nem entoam o cântico da redenção, como tendo sido redimidos (Ap 5.8-9). Portanto, os anciãos são representantes dos redimidos!
Vejamos o que diz o Dr. Scofield:
Cinco aspectos identificam os anciãos como representantes da Igreja.
1º) Sua posição. Estão entronizados à volta do trono central que é cercado por um arco-íris. À Igreja, e só à Igreja dentre todos os grupos dos redimidos, é prometida a entronização (Ap 3.21). Cristo ainda não está assentado no Seu trono na terra, mas essas figuras reais, já apresentadas sem culpa, com a indizível alegria do Senhor, devem estar com Ele (Jo 17.24; 1Ts 4.17).
2º) O número desses anciãos representativos, num livro em que os números representam grande parte do simbolismo, é significativo, pois 24 é o número de ordens em que o sacerdócio levítico foi dividido (1Cr 24.1-19) e, de todos os grupos de redimidos, apenas a Igreja é sacerdócio (1Pe 2.5-9; Ap 1.6).
3º) O testemunho dos anciãos entronizados os distingue como representantes da Igreja: “e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação, e para nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra” (Ap 5.9,10). A Igreja, e apenas a Igreja, pode assim testemunhar.
4º) O ancionato é um ofício representativo (At 15.2; 20.17).
5º) A inteligência espiritual dos anciãos os destaca como quem partilha dos mais íntimos conselhos divinos (ex: Ap 5.5; 7.13). E a quem dentre os redimidos esses conselhos devem ser revelados senão àqueles a quem o Senhor disse: “já não vos chamo servos [...] mas tenho-vos chamados amigos” [...] (Jo 15.15)? Os anciãos são, simbolicamente, a Igreja, e são vistos no céu num local designado pelas Escrituras para a Igreja antes que os Selos sejam abertos e os Ais sejam pronunciados, e antes que qualquer das taças da ira de Deus sejam derramada. E em tudo o que se segue, até o vigésimo capítulo, a Igreja nunca é citada como presente na terra.


Bibliografia

Champlin, Russel Norman. O Novo Testamento Interpretado V. por V.
Editora Milenium, São Paulo, SP, 1988.
Pedro, Severino da Silva. Apocalipse Versículo. por V.
Editora CPAD, Rio de Janeiro, Rj 1996.
Horton, Stanley M. Teologia Sistemática.
Editora CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 1996.
________________. Nosso Destino.
Editora CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 1998.
Almeida, Abraão. Manual da Profecia Bíblica.
Editora CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2000.
Olson, N. Lawrence. O Plano Divino Através dos Séculos
Editora CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 1998.
Pentecost, J. Dwight. Manual de Escatologia.
Editora Vida, São Paulo, SP, 1999.
Walvoord, John F. Todas as Profecias da Bíblia.
Editora Vida, São Paulo, SP, 2000.
Nigh, Kepler. Manual de Estudos Proféticos.
Editora Vida, São Paulo, SP, 1998.
Gilberto, Antonio. Daniel e Apocalipse.
Editora CPAD, Rio de Janeiro, RJ, 2000.
Todas as citações são da Bíblia NVI (Nova Versão Internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário