O FUTURO GOVERNANTE MUNDIAL
As profecias bíblicas predizem claramente o surgimento do Anticristo nos últimos dias.
Quanto mais a civilização corre rapidamente em direção ao seu desfecho, a aparição de um poderoso governante mundial torna-se quase inevitável.
A Bíblia prediz que o caos mundial, a instabilidade e a desordem aumentarão, quanto mais nos aproximarmos do final dos tempos. Jesus disse que haveria “guerra, rumores de guerra [e] fome, peste e terremotos em vários lugares” Mt 24.6,7.
Ironicamente, o termo Anticristo só aparece em 1ªJo 2.18-22 e 4.3, e o apóstolo utiliza-o tanto no singular (“o anticristo”) como no plural (“muitos anticristos”). Refere-se ao fato de já terem ouvido falar sobre a  vinda futura do Anticristo, mas depois os surpreende, anunciando que muitos anticristos já haviam surgido. O apóstolo define esses anticristos inferiores como os mentirosos que negam que Jesus é o Cristo (2.22). Nesse sentido, anticristo é qualquer que negue a pessoa e a obra do Filho de Deus. Esses mestres são verdadeiramente anti (contra)  Cristo.
O ESPÍRITO DO ANTICRISTO
Considerando a expressão “espírito do Anticristo” em sentido amplo, podemos dizer com certeza que já está em operação, sendo capaz de fazer qualquer coisa para enfraquecer negar e rejeitar a verdade de Jesus Cristo. Esse espírito está no mundo desde o primeiro século, e opõe-se ativamente à obra do Filho de Deus na terra.
Desde os primórdios do cristianismo, os cristãos tinha convicção de que um governante mundial finalmente entraria em cena, sendo a personificação do próprio diabo.
O livro de Apocalipse (caps. 12 e 13) apresenta a “trindade ímpia”, composta por Satanás, o Anticristo e o Falso Profeta. Assim, o verdadeiro poder por trás do anticristo pertence a Satanás. O “pai da mentira” é o criador da encarnação do maior mentiroso do mundo e a fonte da mentira que condenará multidões ao juízo divino (2ªTs 2.11).
TÍTULOS DO ANTICRISTO
Aquele a quem geralmente nos referimos como anticristo é conhecido por vários nomes e títulos na Bíblia. Cada um desses nomes oferece um vislumbre das muitas facetas de seu caráter  e natureza diabólicos, apresentando um quadro desse impostor numa série de figuras de linguagem que deixam poucas dúvidas quanto ao significado.
Besta – Ap 13.7
E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia.
Filho da perdição – 2ª Ts 2.3
Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
Iníquo – 2ª Ts 2.8
e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
Abominação da Desolação – Mt 24.15
Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda),
Chifre pequeno – Dn 7.8
Estando eu considerando as pontas, eis que entre elas subiu outra ponta pequena, diante da qual três das pontas primeiras foram arrancadas; e eis que nessa ponta havia olhos, como olhos de homem, e uma boca que falava grandiosamente.
Rei feroz de semblante – Dn 8.23
Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, se levantará um rei, feroz de cara, e será entendido em adivinhações.
Príncipe que há de vir – Dn 9.26
E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
Homem vil – Dn 11.21
E, depois das sessenta e duas semanas, lserá tirado o Messias e não será mais; me o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
Rei obstinado – Dn 11.36
E esse rei fará conforme a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito.
Pastor indigno – Zc 11.16,17
Porque eis que levantarei um pastor na terra, que não visitará as que estão perecendo, não buscará a desgarrada e não sarará a doente, nem apascentará a sã; mas comerá a carne da gorda e lhe despedaçará as unhas. Ai do pastor minútil, que abandona o rebanho; a espada cairá sobre o seu braço e sobre o seu olho direito; o seu braço completamente se secará, e o seu olho direito completamente se escurecerá.
Anticristo – 1ª Jo 2.18,22
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
SUA NACIONALIDADE
O Novo Testamento não deixa claro se o Anticristo é judeu ou gentio. Para a maioria dos especialistas em profecia, será um gentio porque:
Comanda a união européia das nações gentílicas Dn 7.8-27;
Seu pacto com Israel promete a proteção gentílica aos judeus Dn 9.27;
Seu governo é parte do “tempo dos gentios” e do domínio deles sobre Israel Lc 21.24.
Essas passagens deixam claro que o Anticristo comandará as potências ocidentais, mas não especificam que seja gentio. É totalmente possível que seja um judeu europeu ou americano que lidere a forma final do governo mundial. O fato é que, segundo Daniel 11.37, ele não terá respeito pelos “deuses de seus pais”. Isso torna sua origem incerta. Se bem que, segundo a exegese tradicional desse texto, ele diz respeito mais às convicções ateístas dessa figura que ao fato de ser judeu ou gentio.
Stephen Miller escreve: “Esse versículo declara que o Anticristo rejeitará qualquer religião praticada por seu ancestrais”. Charles Feinberg, por outro lado, prefere a tradução no singular – “Deus de seus pais” – ressaltando  que é expressão usual no Antigo Testamento com o sentido de “Deus de Abraão, Isaque e Jacó”. E ainda acrescenta: “Esse é o nome de Deus utilizado no livro de orações dos judeus até os nossos dias”. De qualquer forma, o Anticristo é apresentado claramente como incrédulo.
Os livros de Daniel e Apocalipse associam o Anticristo a uma confederação de dez nações européias, de certa forma correspondente ao antigo Império Romano. Em Daniel 2.31-45, o símbolo disso são os dez artelhos da grande estátua que o rei Nabucodonosor viu em seu sonho. Em Daniel 7.19-28 e em Apocalipse 13.19 a confederação é simbolizada pelos dez chifres da besta.
Nas profecias de Daniel, o Anticristo sempre está associado à fase final do Império Romano (o quarto reino). Em Apocalipse 17.9, é identificado com a mulher que se assenta sobre “sete montes” (Roma). Embora João use o termo simbólico Mistério, a grande Babilônia (Ap 17.5) em referência à mulher, mostra claramente estar referindo à cidade de Roma.
Arno Froeste destaca que toda a estrutura social, política e jurídica do Ocidente é essencialmente européia. Como escreve: “As populações dos Estados Unidos, do Canadá e dos países da América do Sul são compostas principalmente de descendentes europeus. Nossos governos baseiam-se em princípios desenvolvidos em Roma. [...] cumpre lembrar que a América do Norte e do Sul, a maior parte da África e a Austrália são realidades políticas graças [...] á Europa, a maior estrutura de poder que já existiu”.
SUA GENIALIDADE E SEU PODER
O Anticristo será o líder mais incrível que o mundo já conheceu. Superficialmente, parecerá o epítome da genialidade e do poder do ser humano. Arthur W. Pink escreve: “Satanás teve amplas oportunidades de estudar a natureza humana caída. [...] Ele sabe muito bem fascinar as pessoas com a sedução do poder. [...] Sabe satisfazer a sede de conhecimento [...] Pode agradar o ouvido com a música e os olhos com a beleza mais embriagante. [...] Sabe exaltar as pessoas às alturas mais estonteantes da grandeza mundana e da fama, e sabe controlar essa grandeza de forma que seja usada contra Deus e seu povo”.
Para Arthur Pink, o Anticristo tem genialidade:
Intelectual – Dn 7.20
Na eloqüência – Dn 7.20
Política – Dn 11.21
Comercial – Dn 8.25
Administrativa – Dn 8.24 e
Religiosa – 2ª Ts 2.4.
Talvez sua característica mais marcante seja a apresentada em Daniel 11.21, a qual diz que ele “tomará o reino com engano” (com intrigas, ARA). Temos aí o mestre do engano, que recebe seu poder do pai da mentira”. Muitos acreditam que será o próprio satanás encarnado – o que explica a recuperação milagrosa profetizada em Apocalipse 13.3.
ELE JÁ ESTÁ VIVENDO NO MUNDO HOJE?
O espírito do anticristo está vivo e atuante! Trata-se da manifestação, inspirada por Satanás, de toda a impiedade e rebelião contra Deus, contra o que se relaciona com o Senhor e contra seu povo.está em operação desde que o diabo coleava pelo jardim do Éden. É a força propulsora por trás de toda a história desafortunada da espécie humana – guerras, assassinatos, roubos e abusos. É a manifestação hedionda da natureza destrutiva do próprio enganador.
Os autores do Novo Testamento asseguram que o espírito do anticristo já estava ativo na época deles, há 20 séculos. Continuou atuando no decorrer de toda a história da igreja, mediante perseguições, heresias, engano espiritual, falsos profetas e falsas religiões. De todas as formas, Satanás procurou combater a igreja durante toda a sua longa história, aguardando o momento adequado para habitar a pessoa certa – o Anticristo – a fim de torná-la sua obra prima.
Ainda assim, sempre foi inútil procurar saber se essa ou aquela figura da atualidade não seria o Anticristo. Olhar o futuro com uma visão do presente sempre suscitou especulações surpreendentes. Eis uma pequena lista de pessoas que já foram tidas como Anticristo somente no século passado:
KAISER WILHELM
“Kaiser”, título desse imperador alemão, significa “César”, e ele tencionava conquistar toda a Europa na Primeira Guerra Mundial para fazer renascer o antigo Império Romano.
BENITO MUSSOLINI
O poderoso ditador italiano, nascido em Roma, ameaçou o mundo depois da Primeira Guerra, e as especulações proféticas o identificavam como Anticristo muito antes do início da Segunda Guerra Mundial.
ADOLF HITLER
Hitler acabou sendo considerado a personificação suprema do mal. Perseguiu e matou 15 milhões de pessoas (6 milhões das quais eram judeus) e tentou, sem sucesso, conquistar toda a Europa.
JOSEF STALIN
Esse líder ateu da ex-União Soviética ficou conhecido pelas intrigas políticas, pelos assassinatos brutais e pelo desejo de conquistar o mundo sob a bandeira do comunismo.
NIKITA KRUSHCHEV
Muitas pessoas ainda  se lembram do líder da Ex-União Soviética que batia com o manto na tribuna da ONU e fazia ameaças de morte.
JONH F. KENNEDY
Os fundamentalistas anticatólicos estavam certos de que Kennedy faria uma aliança com o papa e os comunistas para dominar o mundo.
       MIKHAIL GORBACHEV
Muitas pessoas acreditavam que ele enganava o Ocidente, insistindo no desarmamento nuclear. Alguns até mesmo achavam que o sinal vermelho que tinha na cabeça era a “marca da besta”.
RONALD WILSON REAGAN
Sim, até mesmo o preferido dos evangélicos politicamente conservadores já foi citado como candidato a Anticristo, porque seus três nomes são formados por seis letras (666).
SADDAM HUSSEIM
Alguém já disse que assinará um tratado de paz com Israel para, em seguida, quebrá-lo e dar continuidade à sua hostilidade contra a terra prometida. Após a sua execução em dezembro de 2006, essa hipótese foi descartada.
BILL CLINTON
Alguns acreditam que ele seja o Anticristo, e sua esposa, Hillary, o falso profeta.
Outras listas de candidatos a Anticristo incluem:
Henry Kissinger
Margaret Thatcher
Boris Yeltsin
Geoge Bush (pai) e
George W. Bush (filho).
A dificuldade com essas identificações é que são meras especulações, influenciadas pela cultura da nossa época.
A identidade do Anticristo só será revelada após o arrebatamento da Igreja. Em outras palavras, você não deve desejar saber quem ele é, se chegar a conhecê-lo, será porque foi deixado para trás.
DEZ SINAIS QUE AJUDARÃO A IDENTIFICÁ-LO
A Bíblia apresenta pelo menos dez sinais que ajudarão a identificar o Anticristo quando chegar ao poder. Esses sinais fornecem detalhes suficientes para termos uma idéia geral de quem será, quando Satanás o inspirar a mover-se em direção ao cenário mundial. Essas pistas também deixam claro que apenas uma pessoa na história poderá encaixar-se nessa descrição.
Subirá ao poder nos últimos dias – Dn 8.19,23
Governará o mundo todo – Ap 13.7
Seu quartel general será em Roma – Ap 17.8,9
Será inteligente e persuasivo – Dn 7.20
Governará com o consentimento internacional – Ap 17.12,13
Governará por meio da fraude – Dn 8.24,25
Controlará a economia global – Ap 13.16,17
Fará um tratado de paz com Israel – Dn 9.27
Romperá o tratado e invadirá Israel – Dn 9.26
Afirmará ser Deus – 2ª Ts 2.4.

Um comentário:

  1. Se o anticristo é gentio,como os judeus vão fazer um pacto com ele por uma semana?Subentende que os judeus pensam que o anticristo é o seu messias esperado.Talves seja um judeu-gentio(filho de judeu nascido em uma nação fora de Israel,Dn 11.37...Deus de seus pais).

    ResponderExcluir