O Pecado da Humanidade


O terceiro capítulo de Gênesis oferece os pontos chaves que caracterizam a história espiritual do homem, as quais são: A tentação, a culpa, o juízo e a redenção.

A tentação: sua possibilidade, origem e sutileza.

A possibilidade da tentação. O segundo capítulo de Gênesis relata o fato da queda do homem, informando acerca do primeiro lar do homem, sua inteligência, seu serviço no Jardim do Éden, as duas árvores, e o primeiro matrimônio. Mencione as duas árvores do destino – a árvore da ciência dobem e do mal e a árvore da vida. Essas duas árvores constituem um sermão em forma de quadro dizendo constantemente a nossos primeiros pais: “ Se seguirdes o bem e rejeitardes o mal, tereis a vida.”  Notemos a árvore proibida. Por que foi colocada ali? Para prover um teste pelo qual o homem pudesse, amorosa e livremente, escolher servir a Deus e dessa maneira desenvolver seu caráter. Sem vontade livre o homem teria sido meramente uma máquina.
A origem da tentação. “Ora a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. “É razoável deduzir que a serpente, que naquele tempo deveria ter sido uma criatura formosa, foi o agente empregado por Satanás, o qual já tinha sido lançado fora do céu antes da criação do homem. (Ez. 23:13-17; Is. 14:12-15.) Por essa razão, Satanás é descrito como “essa antiga serpente, chamada o diabo” (Ap. 12:9). Geralmente Satanás trabalha por meio de agentes. Quando Pedro (embora sem má intenção) procurou dissuadir seu Mestre da senda do dever, Jesus olhou além de Pedro, e disse, “para trás de mim, Satanás” (Mt. 16:22,23). Neste caso Satanás trabalhou por meio de um dos amigos de Jesus; no Èden empregou a serpente, uma criatura da qual Eva não desconfiava.
A sutileza da tentação. A sutileza é mencionada como característica distintiva da serpente (Mt 10:16). Com grande astúcia ela oferece sugestões, as quais, ao serem abraçadas, abrem caminho a desejos e atos pecaminosos. Ela começa falando com a mulher, o vaso mais frágil, que, além dessa circunstância, não tinha ouvido diretamente a proibição divina (Gn 2:16, 17). E ela espera até que Eva esteja só. Note-se a astúcia na aproximação. Ela torce as palavras de Deus (Gn 3:1; 2:16, 17) e então finge surpresa por estarem assim torcidas; dessa maneira ela, astutamente, semeia dúvida e suspeitas no coração da ingênua mulher, e ao mesmo tempo insinua que está bemqualificada para ser juiz quanto à justiça de tal proibição. Por meio da pergunta no versículo 1, lança a tríplice dúvida a cerca de Deus. (1) Dúvida sobre a bondade de Deus. Ela diz, com efeito: “Deus está retendo alguma benção de ti”.(2) Dúvida sobre a retidão de Deus. “Certamente não morrereis”.Isto é, “Deus não pretendia dizer o que disse.” (3) Dúvida sobre a santidade de Deus. No versículo 5 a serpente diz, com efeito: “ Deus vos proibiu comer da árvore porque tem inveja de vós. Não quer que chegueis a ser sábios tanto quanto ele, de modo que vos mantém em ignorância. Não é porque ele se interesse por vós, para salvar-vos da morte, e sim por interesse dele, para impedir que chegueis a ser semelhantes a ele.”
A CULPA.
Notemos a evidencia de uma consciência culpada. (1) “ Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus.” Expressão usada para indicar esclarecimento milagroso ou repentino. (Gn. 21:19; 2 Rs. 6: 17.) As palavras da serpente (versículo 5) cumpriram-se; porém, o conhecimento adquirido foi diferente do que eles esperavam. Em vez de fazê-los semelhantes a Deus, experimentaram um miserável sentimento de culpa que os fez ter medo de Deus. Notemos que a nudez física é um quadro de uma consciência nua ou culpada. Os distúrbios emocionais refletem-se muitas vezes em nossas feições. Alguns comentadores sustentam que antes da queda, Adão e Eva estavam vestidos com uma auréola ou traje de luz, que era um sinal de comunhão com Deus e do domínio do espírito sobre o corpo. Quando pecaram, essa comunhão foi interrompida; o corpo venceu o espírito, e ali começou esse conflito entre a carne e o espírito (Rm. 7:14:24), que tem sido a causa de tanta miséria. (2) “ E coseram folhas de figueira, e fizeram par si aventais.” Assim como a nudez física é sinal de uma consciência culpada, da mesma maneira, o procurar cobrir a nudez é um quadro que representa o homem a procurar cobrir sua culpa com a indumentária do esquecimento ou o traje das desculpas. Mas, somente uma veste feita por Deus pode cobrir o pecado (Verso 21). (3) “ E ouviram a vos do Senhor Deus que, passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.” O instinto do homem culpado é fugir de Deus. E assim como Adão e Eva procuraram esconder-se entre as árvores, da mesma forma as pessoas hoje em dia procuram esconder-se nos prazeres e em outras atividades.
O Juízo.
Sobre a serpente. “Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a besta, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” Essas palavras implicam que a serpente outrora foi uma criatura formosa e honrada. Depois, porque veio a ser o instrumento para a queda do homem, tornou-se maldita e degradada na escala da criação animal. Uma vez que a serpente foi simplesmente o instrumento de Satanás, por que deve ser punida? Porque é a vontade de Deus fazer da maldição da serpente um tipo e profecia da maldição sobre o diabo e sobre todos os poderes do mal. O homem deve reconhecer, pelo castigo da serpente, como a maldição de Deus ferirá todo pecado e maldade; arrastando-se no pó, recordaria ao homem o dia em que Deus derribará até ao pó, o poder do diabo.
Sobre a mulher. “E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua concepção; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gn 3.16). Assim disse certo escritor: A presença do pecado tem sido a causa de muito sofrimento, precisamente do modo indicado acima. Não há dúvida que dar à luz filhos constitui um momento crítico e penoso na vida da mulher. O sentimento de faltas passadas pesa de uma maneira particular sobre ela, e também a crueldade e loucura do homem contribuíram para fazer o processo mais doloroso e perigoso para a mulher do que para os animeis.
Sobre o homem. (versos 17-19). O trabalho para o homem já tinha sido designado (2.15). O castigo consiste no afã, nas decepções e aflições que muitas vezes acompanham o trabalho. A agricultura é especificada em particular, porque sempre tem sido um dos empregos humanos mais necessários. De alguma maneira misteriosa, a terra e a criação em geral têm participado damaldição e da queda do seu senhor (o homem), porém estão destinadas a participar da sua redenção. Este é o pensamento de Rm 8.19-23. Em Is 11.1-9 e 65. 17-25, temos exemplos de versículos que predizem a remoção da maldição da terra durante o Milênio. Além da maldição física que se apossou da terra, também é certo que o capricho e o pecado humanos têm dificultado de muitas maneiras o labor e provocado as condições de trabalho mais difíceis e mais duras para o homem. Notemos a pena de morte. “Porquanto é pó, e em pó te tornarás”. O homem foi criado capaz de não morrer fisicamente; teria existência física indefinidamente se tivesse preservado sua inocência e continuasse a comer da árvore da vida. Ainda que volte a comunhão com Deus (e dessa maneira vença a morteespiritual) por meio do arrependimento e da oração, não obstante, deve voltar ao seu Criador através da morte. Visto que a morte faz parte da pena do pecado, a salvação completa deve incluir a ressurreição do corpo (1 Co 15.54-57). Não obstante, certas pessoas, como Enoque, terão o privilégio de escapar da morte física (Gn 5.24; I Co 15.51).
A redenção.
Os três primeiros capítulos de Gênesis contêm as três revelações de Deus, que por toda a Bíblia figuram em todas as relações de Deus com o homem. O Criador, que trouxe tudo a existência (Cap 1), o Deus do pacto que entra em relações pessoais com o homem (Cap 2); o Redentor, que faz provisão para a restauração do homem (Cap 3).
Prometida. (Gn 3.15). (1) A serpente procurou fazer aliança co Eva contra Deus, mas Deus porá fim a essa aliança. “E porei inimizade entra ti e a mulher, e entre a tua semente (descendentes) e a sua semente”. Em outras palavras, haverá uma luta constante entre o homem e poder maligno que causou a queda. (2) Qual será o resultado desse conflito? Primeiro, vitória para a humanidade, por meio do Representante do homem, a Semente da mulher. “Ela (a semente) te ferirá a cabeça”. Cristo a Semente da mulher, veio ao mundo para esmagar o poder do diabo (Mt 1.23,25; Lc 1.31-35,76; Is 7.14; Gl 4.4; Rm 16.20; Cl 2.15, Hb 2.14,15; I Jo 3.8; 5.5; Ap 12.7,8,17; 20.1-3,10). (3) Porém a vitória não será sem sofrimento. “E tu (a serpente) lhe ferirás o calcanhar”. No calvário a Serpente feriu o calcanhar da Semente da mulher; mas este ferimento trouxe a cura para a humanidade (Is 53.3,4,12; Dn 9.26; Mt 4.1-10; Lc 22.39-44,53; Jo 12.31-33; 14.30,31; Hb 2.18; 5.7; Ap 2.10).
Prefigurada. (verso 21). Deus matou um animal, uma criatura inocente, pra poder vestir aqueles que se sentiam nus ante a sua vista por causa do pecado. Do mesmo modo, o Pai deu seu Filho, o inocente, à morte, a fim de prover uma cobertura expiatória para as almas dos homens.

BIBLIOGRAFIA:
O Pecado: Sua origem e manifestação. (Severino Pedro da Silva).

Nenhum comentário:

Postar um comentário