QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE?
TEXTO: AP 11.3-13.
 Darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão durante mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco”.  Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra. Se alguém quiser causar-lhes dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano.  Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem. Quando eles tiverem terminado o seu testemunho, a besta que vem do Abismo os atacará. E irá vencê-los e matá-los. Os seus cadáveres ficarão expostos na rua principal da grande cidade, que figuradamente é chamada Sodoma e Egito, onde também foi crucificado o seu Senhor.  Durante três dias e meio, gente de todos os povos, tribos, línguas e nações contemplarão os seus cadáveres e não permitirão que sejam sepultados.
Os habitantes da terra se alegrarão por causa deles e festejarão, enviando presentes uns aos outros, pois esses dois profetas haviam atormentado os que habitam na terra. Mas, depois dos três dias e meio, entrou neles um sopro de vida da parte de Deus, e eles ficaram em pé, e um grande terror tomou conta daqueles que os viram. Então eles ouviram uma forte voz dos céus que lhes disse: “Subam para cá”. E eles subiram para os céus numa nuvem, enquanto os seus inimigos olhavam. Naquela mesma hora houve um forte terremoto, e um décimo da cidade ruiu. Sete mil pessoas foram mortas no terremoto; os sobreviventes ficaram aterrorizados e deram glória ao Deus dos céus.
No Antigo Testamento, duas testemunhas eram necessárias para confirmar qualquer fato. Nos dias sombrios da Grande Tribulação, Deus levantará dois grandes personagens. Desse modo, as duas testemunhas surgirão para demonstrar um testemunho de grande poder. O caso não é muito relevante para nós da Igreja do Senhor, porque quando as duas testemunhas atuarem aqui, a Igreja já estará com Cristo na Glória. As duas testemunhas ministrarão na terra na primeira metade da Grande Tribulação [ou seja, três anos e meio] Ap 11.3.
São muitos os possíveis candidatos que poderiam ser as testemunhas, cada um com argumentos a seu favor. No entanto, Deus não está promovendo uma eleição para que escolhamos a alguns deles. É possível que nos surpreendamos ao conhecê-los. Alguns candidatos são os seguintes:
Elias – Ml 4.5-6; Ap 11.6; 1Rs 17.1; Tg 5.17; Ap 11.5; 2Rs 1.10-12; Jr 5.14; Lc .54-55.
Enoque – Gn 5.24; Jd 14-15.
Moisés – Ap 11.6; Êx 7.10,19.
Josué e Zorobabel – Zc 4.
João e Paulo – Jo 21.22-23; Fl 1.22-25.
O Pr Antonio Gilberto, é de opinião que sejam Enoque e Elias, pelo fato de ambos não terem morrido (Gn 5.24; 2Rs 2.12). Em Hb 9.27 diz “... está ordenado aos homens morrer uma vez...”.
A identificação não é o fato tão importante como sua atividade durante os dias de sua visita aqui na terra..
Como agentes de juízo eles farão o seguinte:
Sai fogo de sua boca e devora seus inimigos – Ap 11.5;
Se alguém quer fazer-lhes dano deve morrer da mesma maneira – 2Rs 1.10-12;
Tem poder para fechar o céu, a fim de que não chova nos dias de sua profecia – Ap 11.6; Tg 5.17;
Tem poder sobre as águas para convertê-las em sangue – Êx 7.14-25;
Para ferir a terra com toda a praga, quantas vezes quiserem.
A identidade das duas testemunhas permanece desconhecida, e toda a conjectura é inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário