A BELA MONTADA SOBRE A FERA
Agora, devemos partir em direção ao livro de Apocalipse. No capítulo 11, há a descrição de duas testemunhas ou profetas que serão mortos pelo anticristo. No versículo 8, lemos: “E os seus cadáveres” – os corpos dos profetas após serem mortos – “ficarão estirados na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado.”
É interessante Deus chamar esta cidade de “grande”, e então nos revelar a qual cidade o texto bíblico se refere. De forma figurada, é chamada de Sodoma e Egito. A impiedade está presente lá. Entretanto, também é o lugar onde Jesus foi crucificado. Sabemos que Jesus foi crucificado na cidade de Jerusalém. Embora a cidade estivesse sendo profanada pelo anticristo, Deus ainda a vê como uma “grande cidade”.
Bem, agora devemos ir para Apocalipse 16.17, como um prelúdio. Este é o julgamento final que levará à vinda de Jesus: “E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito!” Este é o fim do programa de julgamentos divinos sobre a terra. Qual é o próximo evento? A volta triunfal de Jesus Cristo à terra.
“E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.” (v. 18).
A seguir, lemos o relato das conseqüências: “E a grande cidade fendeu-se em três partes” (v 19). Que cidade é chamada por Deus de “grande cidade”? em Apocalipse 11.8, vemos que é Jerusalém. Das páginas do Antigo Testamento, sabemos também que haveria um grande terremoto em Jerusalém precedendo a vinda de Jesus Cristo. A grande cidade será dividida em três partes.
Então, João descreve o fim das cidades das nações: “E caíram as cidades das nações.” Se você estava querendo saber se grandes cidades como Dallas, Nova York, Londres, Paris, São Paulo ou Tóquio estavam incluídas nas profecias bíblica, aqui está a resposta. A grande cidade, Jerusalém, será dividida em três partes. O restante das cidades das nações cairá. Mas João identifica ainda outra cidade.
“E lembrou-se Deus da grande Babilônia para dar-lhe o cálice do vinho do furor da sua ira” (v 19). No livro de Apocalipse, encontramos duas cidades consideradas grandes. Uma é Jerusalém; outra é Babilônia. Agora, muitos têm considerado os eventos dos versículos seguintes como uma alegoria ou algo simbólico. Tais indivíduos afirmam que o relato bíblico não pode ser entendido literalmente.
Deus diz em Isaías, Jeremias e Zacarias que a grande cidade de Babilônia, a nação babilônica, o lugar onde a impiedade teve início, estará no cenário mundial e será julgada por Deus. Assim, eu vou ao livro de Apocalipse, um pouco antes do relato dasegunda vinda de Cristo, e vejo Deus anunciando a existência de algo chamado “Grande Babilônia”. Ele continua o relato para dizer que se trata de uma cidade. Eu sou suficientemente louco para dizer que Deus está referindo à cidade de Babilônia. O lugar onde a impiedade começou, em seguida ao dilúvio, estará em cena novamente. No fim dos tempos, a impiedade retornará AP local do crime. Deus irá terminar o que começou no livro de Gênesis.
Agora leia comigo os capítulos 17 e 18. Cerca de 10% de todo o livro de apocalipse é dedicado a Babilônia. Se esse tema é tão importante assim para Deus, estão deveríamos tentar compreendê-lo ao máximo. Sobre o que Deus está falando nestes dois capítulos? É interessante ver que, no capítulo 17. 3-5, Ele nos fala de uma mulher cavalgando uma besta. Ela tem um nome escrito em sua testa, um mistério, e este nome é Babilônia, a Grande.
No capítulo 18, Deus descreve um dínamo, um gerador comercial. Mas o que será isso? Em 18.2, lemos: “E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia.” Ambos os capítulos falam a respeito de algo chamado Babilônia, a Grande. Bem, afinal o que é isso que chamam de Babilônia,a Grande? No capítulo 17, após relatar a visão, Deus faz a interpretação. E no versículo 18 Ele nos revela o que é Babilônia. Repare na interpretação de Deus: “A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra.” Seja o que for Babilônia, Deus nos diz que é uma cidade.
O que nos diz o capítulo 18? No versículo 10, lemos: “Ai! Ai daquela grande Babilônia, aquela forte cidade! Pois numa hora veio o seu juízo.” Nos dois capítulos, Deus está descrevendo uma cidade chamada a Grande Babilônia.
Entretanto, isso não é tudo o que encontramos de similar nos dois capítulos. Em 17.4, Deus descreve uma cidade: “Achava-se a mulher (cujo nome era Babilônia) vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas.”
Como Babilônia é descrita no capítulo 18? Nos versículos 16 e 17, João escreveu: “(...) dizendo: Ai! Ai da grande cidade, que estava vestida de linho finíssimo, de púrpura e de escarlata, adornada de ouro e pedras preciosas, e de pérolas.” Ou seja, a descrição é a mesma.
Quando mencionei o versículo 4 do capítulo 17, parei na metade, mas o relato continua: “(...) tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.” Esta Babilônia segura um cálice, e dentro dele parece haver impiedade ou iniqüidade. O que nos diz o capítulo 18? Bem, em 18.6 João escreve: “Dai-lhe em retribuição como também ela retribuiu, pagai=lhe em dobro segundo as suas obras, e, no cálice em que ela misturou bebidas, misturai dobrado para ela.” Os dois capítulos, 17 e 18, associam Babilônia a um cálice de impiedade.
Assim, resumindo: em apocalipse 17, Babilônia é chamada de a grande Babilônia. Isso se repete no capítulo 18. Ainda nos capítulos 17 e 18, ela é apresentada como uma cidade. Também nos dois capítulos a descrição de sua vestimenta é igual, ou seja, vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas. Igualmente, está segurando o cálice. Mas as similaridades não param de por aí. No capítulo 17, versículo 2, lemos que ela comete adultério com reis e nações: Com que se prostituíram os reis da terra; e com o vinho de sua devassidão foi que se embebedaram os que habitam na terra.” Em 18.3, encontramos: “(...) pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra.” Finalmente, os dois capítulos fazem menção a uma perseguição ao povo de Deus. Em 17.6: “Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus.” Em 18.24: “E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra.”
Deus disse no Antigo Testamento que Babilônia era o lugar onde a impiedade teve início. Deus diz: “Eu irei julgar a Babilônia quando restaurar o meu povo.” Agora chegamos ao livro de Apocalipse, onde Deus reúne todos os fios. E um pouco antes de Jesus voltar à terra, Deus nos diz: “Ah! Já ia me esquecendo. Preciso lhes contar o que irei fazer com Babilônia. A grande Babilônia, aquela cidade, ressurgirá no fim dos tempo. Será uma cidade próspera e pujante, cuja influência se estenderá por todo o planeta. Também será conhecida por perseguir o meu povo, mas euirei destruí-la.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário