Três casas missionárias no livro de Neemias

A história do livro de Neemias começa em 446 a.C., noventa anos depois da volta de Zorobabel, setenta anos depois da reconstrução do Templo, e doze anos depois da volta de Esdras. O progresso da obra tinha sido impedido. Esdras não parece mais ser governador, e o povo tem voltado para seus antigos pecados. A narrativa de Neemias tem estas circunstancias para seu fundo.
Muitas casas são mencionadas neste livro, porém, quero chamar a sua atenção para três casas que merecem ser destacadas. Sei que se constitui um grande desafio extrair mensagens missionárias em muitos livros da Bíblia Sagrada, mas não estamos sozinhos, temos a revelação profunda e profética dada pelo o Espírito Santo da Verdade!
Casa dos varões.(soldados) - 3.16.
Deus é chamado de Senhor dos Exércitos (Sl 46.11.) e entendo que Ele é chamado assim por causa de seus quatro exército existentes:
a. A natureza;
b. Os Anjos;
c. Israel; e
A Igreja.
A natureza, o primeiro exército de Deus foi amaldiçoada por causa da origem do mal que se alastrou por sobre toda a terra (Gn 3.17; Rm 8.22).
Os anjos, o segundo exército de Deus também sofreu um a catastrófica modificação no reino angelical (Is 14.12; Ez 28.13-15).
Israel, o terceiro exército de Deus falhou em sua missão de fazer conhecido o nome do Senhor dos Exércitos.
A Igreja, o quarto exército de Deus, não pode falhar em sua responsabilidade missionária de anunciar o evangelho a toda criatura! A natureza não foi restaurada na cruz, os anjos não foram redimidos no Calvário e Israel não foi enviado às nações depois da ressurreição de Jesus Cristo! Mas a Igreja foi altamente capacitada de poder, autoridade e unção do Espírito Santo.
Vale apenas lembrar das sagras palavras do apóstolo Paulo:    
Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. (II Tm 2.3).
Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. (II Tm 2.4).
Casa das armas – 3.19.
Rm 13.12 A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e revistamo-nos da armadura da luz.
A casa das armas nos fala de preparação. Um dos requisitos prioritários na obra missionária é a preparação! Precisamos estar preparados para toda a sorte de desafios que podem surgir no campo missionário.
Tenho visto ultimamente muita gente despreparada querendo ser missionário, acham que para ser um missionário é de qualquer maneira. Hoje nós temos a facilidade de fazermos um curso de teologia, missiologia e treinamento transcultural, mas muitos que se dizem “chamados” mal começaram a primeira etapa do treinamento que chamamos de VIDA DEVOCIONAL. Se você não é uma pessoa de oração, como pode ser um intercessor de missões? Se você não conhece a arma que têm, como vai usá-la contra os adversários espirituais? Se não têm o habito de jejuar, como poderá conquistar uma vida espiritual profunda com Deus?
Missionário é um soldado bem treinado e preparado que sabe utilizar as ARMADURAS DA LUZ.
Ef 6.13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.

Casa dos netineus (servos) – 3.31.
Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro... (Hb 3.5).
Nestes últimos dias temos presenciado muito markting dentro da casa de Deus. Pessoas que estão agindo semelhante aos habitantes de Babel: “estão tentando construir um nome para si”, existem muitos doutores, mestres, bacharéis, reverendos, bispos e apóstolos mas são poucos os servos! Hoje em dia é preciso saber o preço que o irmão cobra para pregar ou cantar me nossas igrejas. Tem pregadores que estão fazendo um PACOTE PROMOCIONAL para festividades na igreja. Perguntam quantos dias ele vai pregar, quantos cd’s serão vendidos, se tem hotel cinco estrelas para se hospedar e qual o tipo de mensagem que você quer ouvir. Isso é falta de temor a Deus, amor a igreja e paixão pelas almas. Antes de ser pastor você é servo, antes de ser missionário você é servo, antes de ser cantor você é servo, antes de ser pregador você é servo.
Busquemos com veemência meus amados irmãos a posição de servos, porque Deus não está a procura de títulos e sim de verdadeiros servos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário