BEM-AVENTURANÇAS

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” - Mt 5.3

Explicação

             Humildade é difícil de definir ou explicar. Poucas virtudes cristãs  são tão mal compreendidas como a humildade. Temos a tendência de comprar a humildade com timidez, personalidade ou expressão. Uma pessoa que se  anula pode querer se considerar humilde, quando na realidade pode estar demonstrando uma forma sutil de orgulho: está pensando só em sim.

             Definição de Webster (dicionário): “Modesto, que não se impõe”. Uma pessoa dinâmica, sadiamente agressiva como Paulo, era também humilde. A uma pessoa pode faltar dinamismo por lhe faltar humildade.

             Outra definição de Webster: “posição sem destaque “. Uma posição social ou hierárquica baixa, necessariamente não tem nada que ver com humildade. Uma pessoa de elevada posição social pode humildemente usar sua posição para servir outros.

             A humildade começa com uma atitude de coração e se expressa como uma honesta avaliação de quem eu sou diante de Deus em Cristo. A humildade me faz rejubilar com os dons que Deus me deu, assim que eu faço uso deles sem ficar com a glória para mim; me leva a me alegrar com os dons que outros receberam sem me sentir inferior ou superior, pelo simples fato  de que meus dons são diferentes dos do outro (2 Co 3.4,5).

             Uma pessoa humilde é de confiança porque reconhece sua incapacidade de realizar algo sem o poder de Deus. Ele não é acanhado - mas ativo, e nunca dá a impressão de que está se exaltando no processo.

             Uma pessoa humilde muitas vezes transfere a honra para outros, mas também tem habilidade para receber louvores sem se embaraçar. Ele não duvida dos dons que Deus lhe deu, mas reconhece que são dons.

Termos gregos: “penês” e “ptochos”

             Podemos compreender um pouco melhor o que é humildade se analisarmos as palavras gregas que descrevem o que é “humilde ou pobre de espírito”.

“penês”  =   termo usado para descrever uma pessoa pobre, mas que tem o suficiente para as necessidades básicas de
                      sobrevivência.
“ptochos”= termo  usado  para  descrever uma pessoa pobre, mas que não tem absolutamente nada, completamente
                     desprovido de tudo, sem influência, sem prestígio e explorada pelos ricos.

             Em Mt 5.3 onde Jesus diz: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”, ele usa a palavra “ptochos”. Com isso Jesus quer dizer: “Feliz é aquele que percebe estar desprovido de tudo diante de Deus, e que nada tem em si que é capaz de torná-lo aceitável diante de Deus. Devido a isso é levado a depositar toda a sua confiança e esperança na graça de Deus que se torna real para ele em Cristo Jesus.

O resultado ou conseqüência naquele que é “pobre” ou “humilde de espírito” é: está se colocando na condição de receber o reino de Deus. “Aquele que se humilhar, será exaltado” - Lucas 18.14. E em Tg 4. 6 diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Não é um mérito que nos torna aceitáveis diante de Deus, mas é uma atitude pela qual o pecador não opõe resistência à ação do Espírito Santo em sua vida. Isso quer dizer que a humildade é o primeiro passo rumo aos céus. A primeira vez que nos humilhamos diante de Deus foi quando recebemos Cristo como nosso Salvador e Senhor. Por isso, só quando nos humilhamos é que nos tornamos participantes do reino de Deus.

             A importância da humildade

Humildade e mansidão são as duas virtudes básicas do caráter de Cristo - Mt 11.28-30.
Assim como o amor está ligado a cada um dos frutos do Espírito (Gl 5.22,23), da mesma forma cada traço do caráter de Cristo começa com humildade.

Toda bênção espiritual começa com humildade:
Para nascer de novo preciso me humilhar - Mt 18.3,4.
Para vencer o diabo preciso primeiro me humilhar diante de Deus - Tg 4.7-10
Todo jejum proveitoso deve começar  com humildade - Esdras 8.21; Is 58.4.
O próprio Jesus foi declarado SENHOR porque se humilhou - Fp 2.5-11.
“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” - Tg 4.6

2)  Exemplos de Cristo:
Fp 2.5-9 - Jesus deu o maior exemplo de humildade.
João 17  - Na oração sacerdotal de Cristo:
Fez tudo em obediência ao Pai;
Deus toda glória ao Pai.
3)  Exemplos de fieis
Centurião de Cafarnaum (Lc 7.1-10). O centurião reconheceu que Jesus poderia exercer autoridade na esfera espiritual, assim como ele exercia em humildade autoridade na esfera militar.
João Batista (Jo 1.19-28).  Jesus o classificou como o maior dentre os nascidos de mulher. Mas João Batista não ficou com a glória para sai: “Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias  não sou digno de levar”(Mt 3.11).
Uma pessoa humilde é sincera consigo mesma. Conhece sua posição e não procura elevar-se. Orgulho
sempre se exalta. Satanás quis e quer ter autoridade igual a Deus.

Atitudes positivas em quem é humilde:
A pessoa humilde vive sempre consciente e agradecida de quem ela hoje é em Cristo diante de Deus - alguém que por si só nada tinha e nada era; agora em Cristo tudo é e tudo pode - Ef 1.3; Fp 4.13.
Rende graças a Deus quando leva a cabo uma obra.
Presta honras a quem o merece.
Para a pessoa humilde a reputação de Cristo é mais importante do que a dela.
A pessoa humilde encara seus defeitos físicos como provas de ser propriedade peculiar de Deus - Sl 139.14.

Atitudes negativas em que não é humilde:
Não assume seus erros. Vive culpando os outros.
Tem grande dificuldade para dizer: “Estou errado; me perdoa”.
Interrompe o outro enquanto o outro está expressando sua opinião, para dar a dele que julga ser sempre a melhor. Os planos e idéias dele são sempre melhores do que as dos outros.
Tem inveja dos outros que estão recebendo louvores.
Guarda ressentimentos contra Deus por suas deficiências físicas.
Vive sempre à espera de elogios e aplausos; e quando os recebe, encabula.
Espera que os outros o cumprimentem primeiro.
Quando é criticado, reage em ira.
Tem espírito crítico: Pv 13.10; Pv 29.23.
Sente alienação diante de Deus - Salmo 19.13:
Julga-se mais espiritual do que os outros e por isso com mais “cartaz” diante de Deus pelo simples fato de evitar certas comidas, não cortar cabelo, ou não ter certos vícios.

Auto exame :
      Quantas vezes já disse: “Por favor, me perdoa; eu estava errado”?
Estou contente com os dons que Deus me deu?
Meus íntimos me consideram humilde?
Aceito tarefas que são difíceis porque desejo aprender a confiar em Deus, ou recuo logo por me julgar incapaz de realizá-la?
Vibro quando recebo notícias de quedas de outros cristãos ou sou capaz de “chorar com os que choram”?
Desejo o sucesso para todos os meus irmãos, mesmo que recebam mais louvor do que eu?

Bênçãos na vida de quem é humilde:
Passo básico para receber a Cristo como Salvador, bem como para continuar obedecendo a Cristo sempre.
Felicidade, descanso e paz. Por ser humilde, Deus o exaltará aprovando sua vida.
Terá atitudes maduras na compreensão de si mesmo do ponto de vista de Deus.
Será cada vez mais forte em seu íntimo o único propósito que Deus estabeleceu para o homem: glorificar a Deus por sua vida, por seus atos e por suas palavras.
A humildade é a virtude básica para compreender e praticar o princípio da autoridade.
O orgulho é a base da rebeldia.
A humildade é a base da obediência.

Passos básicos para me tornar humilde:
             “Deus opera em vós tanto o querer como o realizar”(Fp 2.12). Deus também prometeu por meio do profeta Jeremias: “Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei, e eles serão o meu povo” - Jr 31.33.

             De que maneira o Senhor “opera o querer” e “imprime as leis na mente e as inscreve no coração”? - É quando o Espírito Santo, nosso Mestre, por meio da Palavra de Deus, nos influencia a tomarmos os seguintes passos e decisões:

O E. Santo me convence primeiro do meu pecado e depois me convence do perdão e da redenção que há no sangue de Cristo. Deste modo renuncio ao diabo e toda forma de influência e orgulho satânico, e depois passo a adotar os princípios de vida de outro Senhor: JESUS CRISTO!!! Movido pela gratidão por ter-me redimido, passo a servi-lo e obedecê-lo.
Satisfazer diariamente as condições para viver cheio do E.Santo (At 1.8; 2.38;  Ef 4.30-32; Ef 5.18-21).
Lembrar-me diariamente do significado do batismo com água: por arrependimento diário afogar o velho homem e ressuscitar para andar “em novidade de vida” (Rm 6.4).
Preparar-se para participar constantemente da Santa Ceia de maneira digna (1 Co 11.28).
Aplicando diariamente os princípios bíblicos para educar os filhos no temor do Senhor. O orgulho, a arrogância e o egoísmo se manifestam e se desenvolvem em repetidos atos de desobediência (Pv 22.15). Quando os pais, humildes e tementes a Deus, com o seu bom exemplo e palavras sábias, levam os seus filhos a obedecer aos princípios da Palavra de Deus desde pequenos, e a voltar atrás em atitudes erradas - esses pais estarão incutindo humildade na criança. Muitos adultos tem dificuldade para se humilhar e pedir perdão quando erram, porque não aprenderam a fazer isso desde pequenos (Pv 22.6).
Procurando tirar lições de cada fracasso da vida (Rm 8.28,29). - “Castiga a teu filho enquanto há esperança” (Pv 18.19), isto é, enquanto ainda aceita disciplina dos pais. Passada essa fase e o filho ainda não aprendeu a se humilhar, terá de aprendê-lo por meio der muito sofrimento, isto é, entrando em becos sem saída. Exemplos:
Filho pródigo: Lc 15.17;
Manassés:  2 Crônicas 33.10-13.
Povo de Israel: 2 Crônicas 7.13,14; Dt 8.2-5.
O cristão que encarar todas as dificuldades da vida do ponto de vista de Deus, vai perceber que por trás de  cada uma delas está a  mão amorosa de Deus, desejando nos humilhar para poder nos exaltar: Rm 5.3,4; 1 Pe 5.5,6.
Meditar constantemente no amor de Deus revelado em Cristo. Clamar perlo sangue de Cristo.
Contemplar constantemente a glória do Senhor (12 Co 3.18).
Orar como Cristo orava - Mc 1.35.
Quando surgir um atrito com um irmão, fazer os devidos reparos “sem demora” - Mt 5.23-26.
Pedir a Deus temor ao seu nome - Pv 2.1-5.
Sempre que a paz de Cristo fugir de nosso coração (Cl 3.15), procurar restaurá-la com o auxílio do E.Santo - Pv 139.23,24.
Pelo exercício da disciplina na igreja (Mt 18.15; 1 Tm 5.20).
Dia a dia tomar nossa cruz (Lc 9.23), isto é, renunciar diariamente aos desejos carnais que entristecem o Espírito, para que assim Cristo possa viver através de nós. Quanto mais praticamos essa renúncia diária orientados pelo E. Santo, mais humildes nos tornaremos e mais felizes seremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário